segunda-feira, 16 de julho de 2012

Foi bonito, 
silêncio e ancestral...













Seis de julho de dois mil e doze.
Zona Leste de SP.
CEU Lajeado.
Um convite para cabeças brilhantes e chapeleiros malucos.
Chá das 10h do outro lado do espelho.
Luz forte do dia. Lucidez.

Visitas. Cartas. Bilhetes.
Palavra e troca. Movimento.
Pedagogia do santo. Despacho poético.
Agachamento.

“Eu disse, Camará, que eu vinha...
Na sua aldeia, Camará, um dia!
Eu disse, Camará, que eu vinha...
Na sua aldeia, Camará, um dia!

Zai. Zai. Zai... Boa Noite, meus senhores!
Zai, Zai, Zai...Boa Noite, peço licença!
Zai. Zai. Zai... Boa Noite, meus senhores!
Zai, Zai, Zai...Boa Noite, peço licença!”

(assim reza a cantiga)
(evolução. dança. giro. cumprimento)

Perguntas-chave:
Você tem fome de quê?
O que te alimenta?

Silêncio. Desconhecido. Aceitação.
Brincar. Correr. Gritar.
Amor. Paz. Encontro.
Surpresa. Poesia. Pai. Mãe.
Ouro Branco. Família. Sorte.
Arroz. Beijo. Feijão.
Diversão. Felicidade. Deus.
Respirar. Amor. Jesus. Paz.
Voar. Viajar. Mudar.
Viver sem dinheiro.
Fazer um piercing.
Bagunça. Brincar. Ah...
Ajudar mais.
Ter 10 filhos. 20...
Voltar a ser criança.

(Encaixe de corpos no espaço)
(Escuta coletiva)
(Escultura viva)
  
E o que você faria, se pudesse...?

Seria adulto logo.
Seria criança.
Seria bebê.
Criança...eternamente!

Chegou o REI... O dono desse castelo aqui.
Chegou a princesa...
(Reverência)
(Coroamento)

Qual é a roupa do REI?
O Rei desvenda a todos os presentes:
Revela a ação:

Você é o guarda.
Você é a que bate o sininho.
Você é o peixinho.
...
O cowboy.
O Príncipe do Mar.
A mulher cheia de dinheiro.
A cangaceira.

(Cortejo)
(Cantoria para a Majestade)

Sob as bênçãos de tamanha alegria,
nos despimos de nossos trajes-fantasias.
Estamos todos de alma lavada.
E somos muito mais bonitos nus.

“Eu disse, Camará, que eu vinha...”


Fafi Prado